sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O significado do ouro de Maurren Maggi


Num país onde tanto se fala da falta de apoio ao esporte amador, a medalha de ouro conquistada por Maurren Maggi tem um outro significativo especial para uma grande parcela da população brasileira.
Na minha avaliação, talvez esta seja a explicação para as inúmeras pessoas emocionadas, hoje cedo, defronte aos televisores, acompanhando o triunfo da primeira brasileira a ganhar ouro numa prova individual.


As lágrimas por ela derramadas, foram acompanhadas por milhares de brasileiros, mostrando que nem tudo está perdido. Existe uma luz no fim do túnel. Mesmo naqueles momentos em que você quer desistir de tudo.


A Maurren passou por péssimos momentos, chegou a desistir da carreira esportiva. Mas deu a volta por cima, levantou da lona, sacudiu a poeira e subiu ao lugar mais alto do pódium. E hoje vive a glória de ser uma Campeã Olímpica.


Entra na história do esporte brasileiro. Mas fez muito mais: trouxe esperança aos que tentam um lugar ao sol, num país onde não se costuma tratar seus filhos com a dignidade merecida.


Brasil, não és uma mãe gentil aos teus filhos, como insinua nosso belo Hino Nacional -- entoado com orgulho e patriotismo apenas em eventos esportivos.


Realmente somos um povo heróico, de uma pátria amada, mas hostil.



Nenhum comentário: