quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Olimpíadas: Tem motivo para comemorar?

É ridículo ver alguns setores da imprensa esportiva comemorar as três medalhas de bronze conquistadas pelo Brasil, em Pequim.

Que país é este que pretende gastar bilhões sediando uma Olimpíada, mas não desenvolve trabalho de base com metologia? e que trata seus atletas com desdém.

Para arrumar a casa só tem um jeito! Ter Pan-Americano e Olimpíadas todo o ano. Assim, o COB e o Ministério dos Esportes ficariam espertos e iriam desenvolver políticas para o esporte de forma séria, sem enganação.

Só tem dinheiro em ano de competições. A menina do judô que ganhou bronze vai receber R$ 20.000,00. Podia ser todo ano isso.

A Fesporte, com seu calendário cada vez mais apertado, comete os mesmos erros. Alguns municípios já estão optando por investir apenas em esportes de alto rendimento para buscar visibilidade nacional. Nem participam mais de fases classificatórias ou regionais dos Jasc.

Outros, como Blumenau, ainda acreditam no trabalho de base e apostam em esportes mais baratos, mas com destaque nacional. O handebol por exemplo.

Em Santa Catarina, Blumenau baliza o planejamento dos demais. Se a cidade 39 vezes campeã dos Jasc resolver rever seus conceitos e seguir os rumos de Joinville, a maior competição esportiva do Estado corre um sério risco de esvaziamento.

Aviso aos navegantes: isso é opinião pessoal! Até onde tenho conhecimento, o tema não é pauta na entidade que gere o esporte amador em nossa cidade.

Nenhum comentário: