domingo, 24 de agosto de 2008

Ufa! Acabou o chororó brasileiro em Pequim!


Acabaram as Olimpíadas. Para o Brasil, terminaram na metade da semana passada, quando o pífio desempenho já podia ser mensurado.

Aos brasileiros, apesar dos dirigentes que têm, é hora de repensar tudo. Começar do zero.

Não exatamente do zero. O ideal seria incrementar projetos modelos de iniciação esportiva.

Projetos como os existentes em Blumenau. Começou em 2005 com 350 futuros atletas e hoje reúne 2.200 jovens (7 a 17 anos). Mais que inclusão social, é uma oportunidade para revelar futuros talentos esportivos, nas mais de 16 modalidades oferecidas.

O projeto tem ainda a parceria de outros programas, a exemplo da Furb (vôlei feminino) e da Ablugo (ginástica artística).

Blumenau, talvez, seja a cidade brasileira do interior com o maior número de atletas olímpicos per capto. Vamos ver: Ana Moser (vôlei); Fabi, Duda e Ana (handebol); Sérgio Galdino (marcha atlética). Tivemos ainda o Greuel (ciclismo), ao lado de atletas da região, com Hans Fischer (também ciclismo) e o Baggio (marcha atlética).


Outros estão aí, com o futuro bem encaminhado, a exemplo da Julia Wolkmann e da Josiane Soares.

Então, fica a sugestão para os Governos Estadual e Federal e o pessoal do COB vir conhecer melhor o trabalho exemplar.

Aos que criticam o investimento no esporte, está aí, a explicação para tantas conquistas de Blumenau em Jogos Abertos. São 39 títulos em 47 edições. Pratas da casa que valem ouro!

Que o Brasil siga o modelo de Blumenau!

Nenhum comentário: